A mostrar todos os 31 resultados

  • Placeholder

    A proteção ambiental e a gestão compartilhada: um estudo de caso na Região Metropolitana de Natal

    Este trabalho possui como objetivo refletir acerca da relação entre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Estatuto da Metrópole, compreendendo as implicações e os desafios previstos nessas normas para as regiões metropolitanas no Brasil. O compartilhamento de soluções voltadas à preservação ambiental requer a pactuação entre diferentes atores políticos e sociais, o que, por vezes, cria obstáculos à existência de uma política efetiva. Nesse sentido, foi realizado um estudo de caso na Região Metropolitana de Natal (RMN), investigando-se, especificamente, a gestão compartilhada dos resíduos sólidos a partir da lei 12.305/2010. O estudo apontou para a ausência de cooperação na gestão dos resíduos sólidos no âmbito da RMN, apresentando-se, ainda, um cenário de descumprimento da norma de direito ambiental.

     

    Autores do Artigo Científico: Raquel Maria da Costa, Fábio Fonseca Figueiredo, Jelisse Vieira Gomes

  • Aproveitamento de Águas Pluviais em Edificações

    O E-book “Aproveitamento de Águas Pluviais em Edificações” abrange de forma sucinta sobre o tema,
    apresentando as normas e legislação existentes, além de etapas e parâmetros para dimensionamento. Todos
    os itens tratados no E-book são uma compilação de referências bibliográficas existentes.

    Sendo assim, é importante que o leitor tenha consciência de que o conteúdo deste e-book não
    esgota o assunto, cabendo ao mesmo se aprofundar e conhecer mais sobre o tema.

     

    Autor do E-Book: Gracy Ambiental

  • Placeholder

    Avaliação dos Tanques Sépticos como Sistemas de Tratamento de Águas Residuárias em Áreas Tropicais

    A cidade do Natal apresenta uma grande deficiência no serviço público de coleta e tratamento de esgotos.
    Atualmente, apenas 29% da população da cidade são tendidos por rede coletora de esgotos. Consequentemente, esta ausência de rede coletora faz com que a solução amplamente adotada por grande parte da população em suas residências sejam os sistemas de tratamento individual tipo tanque séptico. No entanto, muitos tanques sépticos não obedecem as especificações técnicas e nem se encontram em condições satisfatórias de construção, manutenção e operação. Um dos maiores problemas na utilização desses como sistema de tratamento de águas residuárias em Natal, consiste basicamente nos resíduos que se acumulam e que precisam ser retirados periodicamente e transportados por carros “limpa-fossas” para a disposição final. Muitas vezes, esses resíduos são lançados diretamente no solo ou nos mananciais d’água da cidade, sendo um dos fatores de degradação do meio ambiente.
    Além disso, os tanques sépticos comprometem o lençol freático da cidade, pois são uma das principais fontes de contaminação das águas subterrâneas por nitrato, condicionando o surgimento de doenças veiculadas hidricamente, constituindo-se numa ameaça à saúde pública. Sendo assim, o presente trabalho busca avaliar e analisar os tanques sépticos como sistemas de tratamento de águas residuárias em áreas tropicais.

     

    Autora do Artigo Científico: Carla Gracy Ribeiro Meneses

  • Placeholder

    Caracterização Físico-química e Biológica dos Resíduos de Sistemas Tipo Tanque Séptico-sumidouro da Cidade do Natal

    Resumo

    O presente trabalho tem como objetivo a caracterização físico-química e biológica dos resíduos do sistema tipo tanque séptico-sumidouro da cidade do Natal. Atualmente, cerca de 71% da população da cidade não é atendida por serviços públicos de esgotos. Esta ausência, faz com que a solução amplamente adotada sejam os sistemas de tratamento individual tipo tanque séptico-sumidouro, por possuírem construção fácil, operação simples e baixo custo de implantação. Entretanto, o inconveniente na utilização de tanque séptico-sumidouro, consiste no tratamento e disposição final dos resíduos gerados. Assim sendo, foram coletadas amostras do descarregamento dos caminhões da Empresa Imunizadora e Limpadora Potiguar, no período de agosto de 2000 a fevereiro de 2001, com frequência quinzenal, totalizando um número de 15 coletas, e analisadas no Laboratório Central da CAERN. Os parâmetros analisados foram: temperatura, ph, cor, turbidez, condutividade, sólidos totais (fixos e voláteis), sólidos sedimentáveis, acidez, alcalinidade, fosforo, nitrogênio orgânico, nitrogênio amoniacal, óleos e graxas, DBO, DQO, coliformes fecais de acordo (APHA/AWWA/WEF, 1995), nitrito e nitrato (J. RODIER, 1981) e helmintos de acordo com método desenvolvido por BAILENGER (1979), modificado por AYRES & MARA (1996). Do estudo de caracterização realizado pode-se concluir que os resíduos de sistema tanque séptico-sumidouro necessitam de tratamentos complementares que possam torná-los viáveis do ponto de vista sanitário.

     

    Autores da Dissertação: Carla Gracy Ribeiro Meneses, María del Pilar Durante Ingunza, Nadja Maria Nobre de Farias, Antônia Claudia Jácome da Câmara.

  • Cartilha Educativa – Nosso Lixo

    O nosso lixo de cada dia é muito mais do que algo inservível e que devemos descartar rapidamente. O lixo é aquilo que sobra de uma parte importante de nosso consumo, mas que nem sempre damos a devida atenção. Sendo assim, devemos então nos questionar antes de tomarmos alguma atitude. Que tal reciclar? A atitude de reciclar, além de diminuir a quantidade de lixo a ser tratada e eliminada, contribui significativamente para a redução  da extração de matérias-primas necessárias à produção de novos bens de consumo.

    Autor do E-Book: Gracy Ambiental

  • Placeholder

    Compêndio Política Nacional de Resíduos Sólidos

    A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pelo Governo Federal em 2 de agosto de 2010, surge para regular as ações do setor dos resíduos sólidos no Brasil. Elementos como a logística reversa, acordos setoriais, pagamento aos catadores pelos serviços ambientais, erradicação de lixões, aterro sanitário e coleta seletiva entram na pauta de debates para a efetivação da PNRS.

     

    Autores: Fábio Fonseca Figueiredo (UFRN) e Valéria Pereira Bastos (PUC-RIO)

  • Placeholder

    Degradação Ambiental da Área do Lixão Cidade Nova Devido ao Acúmulo de Resíduos Sólidos

    A destinação final dos resíduos sólidos no Brasil está comprometendo a qualidade ambiental e de vida de muitas populações. Isso vem influenciando sócio-economicamente em toda a sociedade. Hoje, mais de 50 % das cidades que têm coleta de resíduos fazem a destinação final desses em lixões, os quais são em sua maioria ambientes insalubres e que se tornam locais de aglomeração de catadores meio a animais e vetores que podem transmitir muitas doenças.
    Dessa forma, esse trabalho vem apresentar um estudo realizado na área do lixão cidade nova em Natal – RN, buscando relatar os impactos que promoveram a degradação ambiental dessa área devido ao acúmulo de resíduos sólidos durante um período de aproximadamente 31 anos de operação.
    Os resultados da descrição desses impactos serviram de base para a elaboração do projeto de recuperação ambiental da área, contemplando o recobrimento de toda a massa de lixo exposta e dos taludes, o nivelamento de áreas para a construção de estruturas de trabalhos para os catadores de materiais recicláveis, bem como para a instalação de um complexo de lazer para suas famílias e toda a comunidade do entorno. A área encontra-se desativada para o recebimento de resíduos domiciliares, para tanto foi instalada uma unidade de transferencia para o transporte desses resíduos até o aterro sanitário metropolitano de Natal. É importante ressaltar que ainda recebe resíduos de construção civil e podações.

     

    Autores do Artigo Científico: Emília Margareth de Melo Silva,Carla Gracy Ribeiro Meneses e Josivan Cardoso Moreno

  • Dicas de Sustentabilidade

    A Gracy Ambiental reuniu nesta cartilha algumas dicas de atitudes sustentáveis,essas já estão disponibilizadas em sites, revistas, noticias, livros ou mesmo, que você já conheça no dia-a-dia, para poder lembrar e/ou mesmo informar de maneira simples para quem ainda desconhece ou não teve acesso as informações.

     

    Autor do E-Book: Gracy Ambiental

  • Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais

    O E-Book de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais apresenta de forma sucinta uma alternativa de gestão das águas pluviais designada de Sistemas Urbanos de Drenagem Sustentáveis (SUDS), baseada através de medidas estruturais e não estruturais de controle na origem, que procuram reduzir a vazão de águas e, consequentemente, o risco de inundação. Importante lembrar, que as informações contidas no mesmo, são uma compilação de informações retiradas e/ou obtidas da literatura, e que o mesmo, não esgota o assunto sobre o tema, sendo este apenas um referência para consulta e para início de um profundamento sobre o assunto.

     

    Autor do E-Book: Gracy Ambiental

  • Estação de Tratamento de Esgoto

    O E-Book de Tratamento de Esgoto apresenta de forma sucinta os principais processos e tecnologias de tratamento de esgoto, sendo que as informações contidas no mesmo, são uma compilação de informações retiradas e/ou obtidas da literatura. É importante que o leitor tenha consciência de que o conteúdo desse E-Book não esgota o assunto sobre Tratamento de Esgoto, sendo este apenas um referência para consulta e para início de um profundamento sobre o assunto.

     

    Autor do E-Book: Gracy Ambiental

  • Placeholder

    Evolução da biodegradabilidade da matéria orgânica em um sistema de lagoas de estabilização

    Resumo

    Lagoas de estabilização têm sido utilizadas para tratamento de efluentes em regiões de clima quentes apresentando viabilidade econômica e ambiental. No presente trabalho foi estudado um sistema de lagoas de estabilização, na cidade do Natal, constituído por uma lagoa facultativa primária (LFP) seguida de duas lagoas de maturação (LM1 e LM2) e tem como objetivo o estudo da biodegradabilidade da matéria orgânica através da determinação da constante cinética k ao longo deste sistema. O trabalho foi baseado em duas etapas: na primeira foi estudada a variabilidade da concentração da DBO, DQO e COT e análise das relações entre esses parâmetros, no afluente, efluente e em áreas dentro das lagoas. Na segunda etapa foi determinada a constante de biodegradação da matéria orgânica k inicialmente ao longo do sistema (afluentes, áreas e efluentes), utilizando os métodos matemáticos dos Mínimos Quadrados e Thomas. Em seguida, k foi avaliado em função do modelo hidrodinâmico determinado através do número de dispersão (d), pelos métodos empíricos e pela Avaliação Parcial Hidrodinâmica (APH), realizada por meio de traçagem na lagoa facultativa primária, em uma faixa correspondente a 10 % do comprimento total da lagoa. Na avaliação dos parâmetros analisados, durante o monitoramento, as concentrações da matéria orgânica biodegradável, medida pela DBO e DQO, foram, gradativamente, reduzidas entre os afluentes e efluentes do sistema, apresentando uma eficiência 71,95 % para DBO e de 52,45 % para DQO. Na determinação da constante cinética k, pelos métodos matemáticos, considerando o Método dos mínimos quadrados, temos os seguintes valores de k no afluente e efluente das lagoas: facultativa primária (0,23 dia-1 e 0,09 dia-1), maturação 1 (0,04 dia-1 e 0,03 dia-1) e maturação 2 (0,03 dia-1 e 0,08 dia-1) e pelo método de Thomas os valores de k no afluente e efluente das lagoas são: facultativa primária (0,17 dia-1 e 0,07 dia-1), maturação 1 (0,02 dia-1 e 0,01 dia-1) e maturação 2 (0,01 dia-1 e 0,02 dia-1). Através da Avaliação Parcial Hidrodinâmica, na faixa correspondente a 10% do comprimento total da lagoa facultativa primária, pode-se concluir que, pelo numero de dispersão encontrado (d = 0,04) o escoamento é do tipo disperso e a constante cinética apresenta um valor de 0,20 dia-1

     

    Autora da Tese: Carla Gracy Ribeiro Meneses

  • Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil

    Recentemente disponibilizamos um curso na Gracy Ambiental no formato online. O cursos teve um período de três semanas. A partir dos conhecimentos apresentados no curso, elaboramos este e-book para que você que não participou do curso, possa entender, de forma esquematizada e objetiva, os temas relacionados a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil.   Esperamos que esse guia possa auxiliá-lo no entendimento e possível implementação do PGRSCC.

     

    Autor do E-Book: Gracy Ambiental

  • Placeholder

    Gestão de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos: Estudo de Caso da Cidade de Natal-RN/Brasil

    O debate da questão ambiental em escala global teve início em diferentes cenários. Alguns elementos foram decisivos para que tais questões começassem a ser pensadas internacionalmente e demarcaram também a trajetória de política ambiental em alguns países. Os eventos climáticos, o desmatamento das florestas, assim como o crescimento das cidades com suas demandas econômicas, sociais e ambientais traduziam as condições de vida vulneráveis de algumas populações, tais cenários foram adquirindo caráter de urgência e demarcaram a agenda de discussões globais. O debate sobre políticas e gestão para resíduos de equipamentos eletroeletrônicos se inicia no contexto de intensificação do tráfego de substâncias perigosas entre países. No Brasil, a partir da promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), em agosto de 2010, criou-se um arcabouço normativo-institucional à gestão de resíduos sólidos, tal política regulamenta também a gestão de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos no país e para tal, os principais instrumentos dessa política são os acordos setoriais e a logística reversa. Conforme os estudos técnicos demonstram, esses resíduos por conter metais preciosos, são considerados valiosos para a cadeia produtiva da reciclagem. Este artigo se propõe a responder como se estrutura a gestão de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos no município de Natal-RN/Brasil a partir das recomendações da Política Nacional de Resíduos Sólidos e da inserção da cidade na dinâmica da cadeia de reciclagem global. Para analisar como essa gestão acontece, será utilizado o método descritivo, com técnicas de pesquisa documental, bibliográfica e pesquisa de campo. A coleta dos dados e informações e a observação direta da atuação dos atores públicos e privados locais permitiu o estudo dessa realidade na cidade de Natal, que tem participação bem definida da união enquanto instância federativa, porém a participação em termos de responsabilidade compartilhada no âmbito municipal está se desenvolvendo.

     

    Autores do Artigo Científico: Fábio Fonseca Figueiredo, Anna Lidiane Oliveira Paiva

  • Lodo de ETA: Tratamento

    O tratamento da água para abastecimento público, na estação de tratamento de água (ETAs), visa melhorar a qualidade das águas naturais, prevenindo assim, o aparecimento de doenças de veiculação hídrica e protegendo a saúde da população.

     

    Entretanto, o tratamento da água com processos e operações física e químicas, geram resíduos sólidos, denominados de “lodos” ou “resíduos de estações de tratamento de água” (RETAs) e que, devem ser devidamente tratados e dispostos sem provocar danos ao meio ambiente. Atualmente, um dos desafios para as empresas de saneamento é a adoção de alternativas adequadas para a destinação final do lodo gerado nas ETAs sob os aspectos: econômico, técnico e ambiental.

     

    Este e-book é uma compilação de informações o assunto “Lodo de Estações de Tratamento de Água”. É importante que o leitor tenha consciência de que o conteúdo deste e-book não esgota o assunto, cabendo ao mesmo se aprofundar e conhecer mais sobre o tema. Os E-books criados pela Gracy Ambiental visam difundir e aprofundar os conhecimentos.

     

    Autor do E-Book: Gracy Ambiental

  • Placeholder

    Los desafíos de ejecutar la Política de Residuos Sólidos brasileña: el caso del vertedero incontrolado de Jardim Gramacho

    El artículo analiza los resultados de la investigación realizada en 2016, de carácter cualitativo, con recolectores de materiales reciclables del vertedero incontrolado de Jardim Gramacho, ubicado en el municipio de Duque de Caxias, Río de Janeiro/Brasil. La idea era comprender la problemática de esos sujetos, verificando que, aunque la Política Nacional de Residuos Sólidos brasileña determina que dichos trabajadores deben ser partícipes de la gestión integrada de residuos sólidos desarrollada por los Ayuntamientos, después de su promulgación en agosto de 2010, los recolectores siguieron siendo estigmatizados y excluidos de beneficios y derechos sociales y laborales. Tras el cierre del vertedero, y a pesar de la promesa de la administración pública de inclusión socio productiva de los trabajadores, las ganancias de los recolectores disminuyeron sustancialmente y el trabajo de recogida de materiales reciclables se volvió aún más difícil, teniendo en cuenta que los municipios que destinaban sus residuos al antiguo vertedero no invirtieron en programas de recogida selectiva. Se incumplieron numerosas recomendaciones de la política nacional que defiende y garantiza el apoyo a los recolectores. Identificamos, además, que la principal acción del Ayuntamiento de Río de Janeiro con el objetivo de resolver la problemática social y ambiental del vertedero, fue el cierre del mismo, sin preocuparse por cumplir las demás recomendaciones constantes en la ley, que garantizarían trabajo y renta para los recolectores.

     

    Autores do Artigo Científico: Valéria Pereira Bastos, Fábio Fonseca Figueiredo

  • Manejo de Resíduos e Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

    A sociedade atualmente vive com grandes problemas causados pelo excesso de resíduos sólidos. O crescimento da população, o desenvolvimento industrial e a  urbanização acelerada, atrelados à postura individualista da sociedade, vêm contribuindo para o aumento do uso dos recursos naturais e para a geração dos resíduos. Na maioria das vezes, esses resíduos são devolvidos ao meio ambiente, e forma inadequada, levando à contaminação do solo e das águas, trazendo vários prejuízos ambientais, sociais e econômicos.

    Sendo assim, um dos maiores desafios para a sociedade moderna, é o equacionamento da geração excessiva e a disposição final ambientalmente segura dos resíduos, o que torna a discussão sobre limpeza pública e manejo de resíduos sólidos, de fundamental importância para a gestão dos resíduos sólidos.
    A limpeza pública e o manejo de resíduos sólidos, é uma ação de saneamento básico, que têm influência direta nas condições de salubridade do meio ambiente e, consequentemente, na saúde da população.

     

    Autor do E-Book: Gracy Ambiental

  • Manual para Elaboração de Projetos de Sistema de Esgotamento Sanitário

    Este manual é um resumo de orientações técnicas para a elaboração e apresentação de projeto de implantação, ampliação ou melhorias de sistemas de esgotamento Sanitário. Nele está contido de forma sucinta elementos e informações necessárias e suficientes para que a obra seja executada com segurança, funcionalidade, adequação, facilidade de construção e operação.

     

    Autor do E-Book: Gracy Ambiental

  • Membranas Filtrantes

    A tecnologia de membranas foi inicialmente comercializada para a dessalinização de água do mar. Atualmente a utilização das membranas filtrantes constituem a principal inovação tecnológica nos processos de tratamento de água e esgoto, sendo a primeira grande inovação, desde o desenvolvimento das tecnologias convencionais de tratamento.

    Este e-book é uma compilação de informações sobre o assunto “Membranas Filtrantes”. É importante que o leitor tenha consciência de que o conteúdo deste e-book não esgota o assunto, cabendo ao mesmo se aprofundar e conhecer mais sobre o tema. Os E-books criados pela Gracy Ambiental visam difundir e aprofundar os conhecimentos.

    Autor do E-Book: Gracy Ambiental

  • Operações Unitárias Físicas para Tratamento de Efluentes

    O tratamento de efluentes é desenvolvido essencialmente pela associação de processos físicos, químicos e biológicos. A escolha do tipo de processo é de fundamental importância para a eficiência do tratamento, que deve estar fundamentada na caracterização adequada do efluente a ser tratado, no conhecimento das técnicas de tratamento existentes e nas necessidades e requisitos de qualidade para a destinação final.
    Este e-book é uma compilação de informações sobre o assunto. É importante que o leitor tenha consciência de que o conteúdo deste e-book não esgota o assunto, cabendo o mesmo se aprofundar e conhecer mais sobre o tema.

     

    Autor do E-Book: Gracy Ambiental

  • Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

    A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

    Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

     

    Autor do E-Book: Gracy Ambiental

  • Plano de Monitoramento da Qualidade da Água e Qualidade de Efluentes de Estação de Tratamento de Efluente

    O Plano de monitoramento é um conjunto de práticas que visam o acompanhamento de determinadas características de um sistema, sempre associado a um objetivo.

    As práticas relacionadas ao monitoramento de água e efluentes incluem a coleta de dados e de mostras em locais específicos (geo-referenciados), feita em intervalos regulares de tempo, de modo a gerar informações que possam ser utilizadas para a definição das condições presentes de qualidade da água.

    O monitoramento visa, ao final, permitir uma avaliação adequada da qualidade da água e do efluente de Estação de Tratamento de Efluentes. Para tanto, podem ser utilizadas diversas configurações, em termos de localização dos pontos de monitoramento, de periodicidade e de tipo de parâmetros monitorados, sempre em função dos objetivos visados.

     

    Autor do E-book: Gracy Ambiental

  • Processo de Coagulação e Floculação

    Sabemos bem que a água é indispensável para a manutenção da vida em nosso planeta e é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. O homem necessita de água de qualidade adequada, não só para proteção de sua saúde, como também para o desenvolvimento de suas atividades.

     

    Uma das etapas do processo de tratamento de água nas ETAs convencionais envolve os processos de coagulação e a floculação. Nas águas que serão tratadas existem impurezas cujas partículas são coloidais, isto é, possuem diâmetro médio entre 1 e 1000 nm e, por serem pequenas, elas não se sedimentam (não se depositam no fundo do recipiente) sob a ação da gravidade.

     

    Este e-book é uma compilação de informações sobre o assunto – Coagulação e Floculação. É importante que o leitor tenha consciência de que o conteúdo deste e-book não esgota o assunto, cabendo o mesmo se aprofundar e conhecer mais sobre o tema. Os E-books criados pela Gracy Ambiental visam difundir e aprofundar os conhecimentos.

     

    Autor do E-Book: Gracy Ambiental

  • Processo de Desinfecção na Água

    A ausência de saneamento têm comprometido cada vez mais a qualidade de água que será usada para ingestão, preparação de alimentos, lazer e higiene pessoal, da população brasileira. A cada ano tem aumentado os casos de Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI), que além de provocarem o aumento de internações no Sistema Único de Saúde (SUS), tem gerado um número crescente de óbitos.

     

    Com isso, o processo de desinfecção constitui-se na etapa do tratamento cuja função precípua consiste na inativação dos microrganismos patogênicos, realizada por intermédio de agentes físicos e/ou químicos.

     

    Este e-book é uma compilação de informações sobre o assunto – Processo de Desinfecção na água. É importante que o leitor tenha consciência de que o conteúdo deste e-book não esgota o assunto, cabendo o mesmo se aprofundar e conhecer mais sobre o tema. Os E-books criados pela Gracy Ambiental visam difundir e aprofundar os conhecimentos.

     

    Autor do E-Book: Gracy Ambiental

  • Requisitos para Elaboração de Projeto de Sistema de Abastecimento de Água

    O sistema de abastecimento de água representa o conjunto de obras, equipamentos e serviços destinados ao abastecimento de água potável de uma comunidade para fins de consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial e outros usos.

    Um projeto de sistema de abastecimento de água deve apresentar os elementos e informações necessárias e suficientes para que a obra seja executada com segurança, funcionalidade, adequação, facilidade de construção, conservação e operação, durabilidade dos componentes e principalmente a possibilidade do emprego de mão-de-obra, material, matérias-primas e tecnologias existentes no local.

     

    Autor do E-Book: Gracy Ambiental

  • Resíduos da Construção Civil Gerenciamento e Reciclagem

    Um dos maiores desafios para a sociedade moderna, é o equacionamento da geração excessiva e a disposição final ambientalmente segura dos resíduos. No Brasil, a aprovação da Lei nº 12.305/2010 foi um passo importante para enfrentar um dos graves problemas urbanos. Entretanto, ainda existe uma grande parcela de resíduos sólidos que são gerados em diversas atividades dentro de um município.  

     

    Dentre estes resíduos sólidos gerados, estão os resíduos da construção civil que têm mostrado uma participação importante no conjunto dos resíduos sólidos produzidos nos municípios, e que ainda precisam de leis e regulamentações para a sua gestão e gerenciamento.

     

    Este E-book é uma compilação de informações realizadas pela autora baseadas na literatura sobre o assunto “Resíduos sólidos da construção civil”. É importante que o leitor tenha consciência de que o conteúdo deste e-book não esgota o assunto, cabendo ao mesmo se aprofundar e conhecer mais sobre o tema.

     

    Autor do E-Book: Gracy Ambiental

  • Reúso nas Edificações

    Nos últimos anos, tem-se verificado limitações na disponibilidade hídrica em todos os países do mundo. O crescimento populacional, juntamente com o crescente consumo per capita de água, as perdas decorrentes do mau uso por parte das populações, as deficiências na rede de distribuição, tem levado a situações cada vez mais insustentáveis do ponto de vista ambiental, econômico e de saúde pública.

     

    Com isso, o tema sobre o uso de fontes alternativas de água não potável em edificações,
    é importante porque pode trazer reduções significativas no abastecimento de água de um
    município e na melhoria do sistema de coleta e tratamento de esgotos.

     

    Este E-book é uma compilação de informações realizadas pela equipe da Gracy Ambiental baseadas na literatura sobre o assunto “Reúso de Águas Residuárias nas Edificações”. É importante que o leitor tenha consciência de que o conteúdo deste e-book não esgota o assunto, cabendo ao mesmo se aprofundar e conhecer mais sobre o tema.

     

    Autor do E-Book: Gracy Ambiental

  • Sistema de Abastecimento de Água

    O E-Book de Abastecimento de Água apresenta de forma sucinta todas as etapas de um sistema de abastecimento de água. É importante que o leitor tenha consciência de que o conteúdo desse não esgota o assunto sobre Sistema de Abastecimento de Água, sendo este apenas um referência para consulta e para início de um aprofundamento sobre o assunto.

     

    Autor do E-Book: Gracy Ambiental

  • Sistema de Esgotamento Sanitário

    O E-Book descreve forma sucinta sobre sistema de esgotamento sanitário, sendo que as informações contidas no mesmo, são compilações de informações retiradas e/ou obtidas da literatura. É importante que o leitor tenha consciência de que o conteúdo desse E-Book não esgota o assunto sobre sistema de esgotamento sanitário, sendo este apenas um referência para consulta e para início de um profundamento sobre o assunto.

     

    Autor do E-Book: Gracy Ambiental

  • Tratamento Biológico Aeróbio de Efluentes

    Nas últimas décadas, os tratamentos biológicos desenvolveram-se consideravelmente, com avanços significativos no desempenho, alcançando resultados expressivos. O tratamento biológico por processo aeróbio, é bastante conhecido e tem sido largamente empregado, pois alcança com facilidade a remoção de matéria orgânica.
    Este e-book é uma compilação de informações sobre o assunto “Tratamento Biológico Aeróbio”. É importante que o leitor tenha consciência de que o conteúdo deste e-book não esgota o assunto, cabendo ao mesmo se aprofundar e conhecer mais sobre o tema. Os E-books criados pela Gracy Ambiental visam difundir e aprofundar os conhecimentos.

    Autor do E-Book: Gracy Ambiental

  • Tratamento Biológico Anaeróbio de Efluentes

    Este e-book é uma compilação de informações sobre o assunto “Tratamento Biológico Anaeróbio”. É importante que o leitor tenha consciência de que o conteúdo deste e-book não esgota o assunto, cabendo ao mesmo se aprofundar e conhecer mais sobre o tema. Os E-books criados pela Gracy Ambiental visam difundir e aprofundar os conhecimentos.

     

    Autor do E-Book: Gracy Ambiental

  • Tratamento de Água

    O E-Book de Tratamento de água apresenta de forma sucinta os principais processos e tecnologias de tratamento de água, para que esta possa atender as exigências técnicas e legais pertinentes.

    É importante que o leitor tenha consciência de que o conteúdo desse E-Book não esgota o assunto sobre Tratamento de Água, sendo este apenas um referência para consulta e para início de um aprofundamento sobre o assunto.

     

    Autor do E-Book: Gracy Ambiental