Gestão de Resíduos Sólidos para Municípios

Atenção Gestores Municipais!

O Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente prorrogou o prazo para o preenchimento das informações relativas à gestão dos resíduos sólidos através do SINIR. Agora o prazo final é dia 31/07/2020 (saiba mais em https://sinir.gov.br/). As informações são de extrema relevância para a evolução da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), pois com essas informações pode o Governo Federal definir as melhores ações e planejamento estratégico da matéria que é de grande importância para as questões de saneamento e qualidade ambiental.

Infelizmente ainda se percebem dados bastante inconsistentes que são alimentados por alguns municípios que não conferem com a realidade. Grande parte desses dados confusos se deve à pouca familiaridade das secretarias com o tema que passam desde o tratamento do tema como algo menos importante para o município até a falta de estrutura das secretarias e também da qualificação técnica de seus operadores.

Lixo é coisa muito séria. Tem tudo a ver com saúde pública e espelha o nível de preocupação do gestor na qualidade de vida de seus munícipes. No país é comum haver uma praxe em se condenar a PNRS pois a sua implantação não é viável economicamente diante dos recursos que possuem os municípios. Na verdade se olhar bem no quanto se gasta na gestão incorreta dos resíduos, chegamos à conclusão é que se gasta muito para um trabalho que não chega a ser o mínimo da qualidade e valorização que se espera na gestão de resíduos. Não são todos os casos, mas a grande maioria ainda deixa muito a desejar quando o tema é o cuidado com o lixo de sua cidade.

Podemos afirmar que fazer a coisa certa, no final se revelará bem mais em conta do que é praticado nos moldes atuais.

Permita-nos uma apresentação. Vamos até você e desenvolvemos uma solução sob medida.

Gracy Ambiental - Gestão, Consultoria e Projetos Ambientais Ltda
Av. Senador Salgado Filho, 1718, Sl. 2102, Tirol Way Office
Natal - RN