Com o distanciamento social advindo da pandemia e a consequente diminuição de circulação de pessoas dentro de espaços públicos móveis (como táxis, transportes por aplicativo, ônibus e trens), uma possibilidade surge e promete ficar: o uso da bicicleta.
O estúdio espanhol Arquimaña desenvolveu uma bicicleta feita de compensado (material formado por lâminas de madeira sobrepostas), pensando nas necessidades mundiais de redução de danos ao meio ambiente.
O projeto, que recebeu o nome de Openbike, é apresentado como um manifesto sobre transporte limpo e urbanismo sustentável, e pode ser fabricado por qualquer pessoa no mundo, dessa forma compartilhando conhecimento e permitindo a capacitação dos cidadãos como agentes transformadores. A iniciativa tem como objetivo o incentivo ao desenvolvimento de cidades ativas e produtivas, visando minimizar as emissões de carbono ao planeta.
Os modelos, que agora já são quatro, estão abertos ao público, gratuitamente. Para baixar os desenhos de montagem, basta entrar no link disponibilizado pelo estúdio (openbike.cc/download), escolher o seu modelo preferido e fazer o download juntamente com as instruções e a lista de ferramentas requeridas.
Agora ficou mais fácil ser sustentável!
Fonte: Openbike