Borra de Café

Reutilização na Construção Civil

Imagem Ilustrativa

A borra do café é a sobra de uma das bebidas preferidas mundialmente, o famoso cafezinho. Mas o que nem todo mundo sabe é que, se for jogada no lixo comum, a borra de café se decompõe e libera gases do efeito estufa, como o metano, cujo efeito é 20 vezes mais potente que o do CO2 no aquecimento global.

Enormes quantidades de borras de café, vão diariamente para as lixeiras, onde são destinados no lixo comum. Entretanto, a borra de café, pode ser utilizada como:  fertilizante do solo, fazer uma máscara esfoliante, um aromatizador natural e até mesmo uma tinta atóxica.

Pesquisadores da Universidade de Aveiro, em Portugal, têm estudado as borras de café, adicionadas as argamassas de reboco usadas na construção civil, melhorando eficiência energética dos edifícios, num contexto de economia circular, segundo os pesquisadores que desenvolvem o estudo.

Os pesquisadores, ainda destacam que, se as atuais argamassas de reboco forem constituídas por 10% de borras de café, substituindo o material agregado, usualmente areia, estas promovem uma diminuição da condutividade térmica de cerca de 47%, contribuindo para melhorar a eficiência energética dos edifícios.

Para além das argamassas, as investigadoras estão já a estudar a utilização das borras de café no desenvolvimento de materiais de construção com outros ligantes com baixa condutividade térmica.

Fonte: https://www.publico.pt/2022/06/07/azul/noticia/borras-cafe-melhoram-eficiencia-energetica-edificios-2009217