Chuva e o descarte de lixo

Imagem Ilustrativa

O descarte incorreto de resíduos pode acarretar no seu acúmulo e consequente obstrução de sistemas de drenagem de águas pluviais, o que pode contribuir para a ocorrência de enchentes. A acumulação de lixo nas bocas de lobo e galerias pluviais dificulta o escoamento da água e faz com que ruas e avenidas fiquem inundadas.

Além disso, acontece a poluição dos rios e solos, podendo até mesmo ocasionar a disseminação de doenças à população. A Adasa, Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal, explica inclusive que as consequências do descarte incorreto de lixo causam danos ao patrimônio público e privado, por conta dos alagamentos.

A Adasa tem promovido a campanha “o descarte consciente evita enchente”. A campanha pretende mostrar que se o brasiliense não tiver cuidado, o lixo que ele joga nas ruas poderá retornar para a sua porta com as enchentes, bem conhecidas no período de chuvas fortes.

Apesar da eficiência dos sistemas de drenagem brasileiros, a qualidade da coleta de resíduos sólidos, o serviço de varrição urbana e o comportamento da população em relação ao descarte do lixo são fatores que influenciam o seu funcionamento adequado.

Fonte:https://saneamentobasico.com.br/drenagem/chuvas-df-lixo-domestico/