DICAS GRACY AMBIENTAL

O Carnaval está chegando. Apesar de muita gente só consiga pensar em aproveitar da melhor forma possível a temporada de folia, vale adotar algumas práticas para aproveitar a festa e preservar o meio ambiente.

1. FANTASIA

Antes de comprar uma fantasia nova, veja se não dá para usar alguma de anos anteriores ou transformar alguma peça em desuso no seu guarda-roupa. Uma boa ideia é reunir os amigos e trocar fantasias, além de ser divertido, dá para economizar uma grana. Se você realmente quiser comprar uma fantasia nova, prefira as produzidas de forma sustentável, com material ecologicamente correto.

2. MAQUIAGEM E GLITTER

O glitter e a purpurina são a cara do carnaval, mas muitas vezes são feitos de copolímeros de plástico e folículos de alumínio, o que torna esse pozinho brilhoso bem prejudicial ao meio ambiente. Se você não abre mão de sair brilhando na avenida, opte por glitter comestível (usado em docinhos de festa) ou glitter biodegradável.

3. CONFETE

Se você vai curtir a festa na rua, evite usar confete e serpentina. Esses enfeites de papel se misturam a galhos, folhas e outros resíduos das ruas e podem entupir bueiros, dificultando o escoamento das águas pluviais e gerando enchentes. Nunca lance confete em espaços naturais, próximo a cursos-d’água ou em locais onde a varrição não seja possível (gramados, jardins etc.), pois pode prejudicar o equilíbrio ecológico desses espaços e dos animais que ali vivem.

4. RESÍDUOS SÓLIDOS

Em tempos de carnaval, aumenta consideravelmente o consumo e, consequentemente, a produção de resíduos sólidos. Muitas latinhas, garrafas, copos descartáveis, papéis, embalagens, restos de adereços se acumulam ao longo dos dias de festa. Jamais os descarte em vias públicas. Além de poder machucar outros foliões com eventuais garrafas quebradas, latinhas e objetos pontiagudos, os resíduos podem entupir bueiros, causando enchentes e outros transtornos.

5. POLUIÇÃO SONORA

Carnaval é festa, mas é importante saber dosar o volume do som para agradar tanto aos que querem agitar, como àqueles que buscam tranquilidade. Em áreas residenciais, há regras restringindo horário e volume máximo tolerado. Informe-se sobre as normas vigentes no seu município.

6. ÁGUA

A água potável é um recurso escasso em todo o planeta e absolutamente indispensável para a vida humana. Portanto, evite o desperdício e brincadeiras com água.

Fonte: adaptado (https://www.ambiente.sp.gov.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.