
Os Resíduos Sólidos invisíveis ganham este nome exatamente porque, enquanto consumidores, nem sempre nos apercebemos de que a produção daquilo que adquirimos também gera desperdício que, muitas vezes, não é reciclável. Segundo estudo realizado pela a associação suíça Avfall Sverige (https://www.avfallsverige.se/om-oss/) ao produzimos alguns produtos, acabamos por gerar resíduos invisíveis e que são prejudicais ao meio ambiente, são exemplos:
- A produção de 1 litro de leite gera, no total, 97 gramas de desperdício e contribui com 1 quilo para a pegada de carbono.
- Para a produção de um 1 quilo de carne de vaca picada são gerados 4 quilos de desperdício e emitidos 29 quilos de CO2.
- No que toca aos aparelhos eletrônicos, para fabricar apenas um smartphone de 200 gramas são desperdiçados 86 quilos de resíduos e lançados 110 quilos de CO2 para a atmosfera.
- Ao produzir um computador portátil, os resíduos invisíveis atingem 1200 quilos, sendo emitidos outros 210 de dióxido de carbono.
- No caso das roupas, para se obter um par de calças geram-se 25 quilos de desperdício e libertam-se 6,3 quilos de CO2.
- Um par de sapatos produz 12 quilos de desperdício invisível e emite outros 11 de CO2.
Sendo assim, torna-se cada vez mais importante adotar hábitos mais sustentáveis e a verdade é que simples gestos fazem toda a diferença como: Reduzir. Reutilizar. Reciclar.
Fonte: Revista Recicla.pt (https://www.recicla.pt/)